LEEM - Lar Especializado Entre Mundos 

Com 12 utentes em permanência (setembro de 2014), o LEEM promove um acolhimento terapêutico e reparador, para jovens do sexo feminino, cuja perturbação grave no desenvolvimento e na estruturação da sua personalidade são fatores impedidores do seu saudável desenvolvimento. Visa apoiar estas jovens no desenvolvimento de competências biopsicossociais promotoras da sua reintegração social, escolar ou formativa e laboral. O Lar Entre Mundos foi inaugurado em setembro de 2014, destina-se ao acolhimento de 13 jovens do sexo feminino com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, a favor das quais se encontra aplicada a medida de promoção e proteção “acolhimento residencial”. Funciona em regime aberto e prossegue um modelo de intervenção protetiva e socioeducativa, com carácter terapêutico e intensivo, suscetível de apoiar a transformação psicossocial a partir da realidade emocional das jovens.


A intervenção neste tipo de lar especializado assenta na necessidade de encontrar uma resposta adequada às jovens que são acolhidas, de forma a reparar experiências passadas e promover novos modelos de vinculação e socialização e adquirir competências pessoais e sociais elementares, a partir do processo de reestruturação cognitiva e de organização de aspetos afetivos e relacionais, que permitam a aprendizagem e execução de novos comportamentos. 


Tem estabelecidas várias parceiras efetivas com parceiros da comunidade, nomeadamente a Junta de Freguesia de Carnide, o Centro de Saúde de Benfica, Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, Ritual Moment, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) e Instituto Superior Técnico.

Largo da Luz, nº. 1 - 1600-498 Lisboa - Tel.:215 976 342, email: entremundos@fvrm.pt