Fundação Vitor Reis Morais
Fundação Solidariedade Social
Symbiosis – Soluções de Vida Sénior
O Symbiosis é um complexo simbiótico de Soluções de Vida Sénior, sendo constituído pelo edifício central da Estrutura Residencial com capacidade para 36 utentes, abrindo em breve à comunidade, um Serviço de Apoio Domiciliário Avançado para 40 utentes e um conjunto de Casas de Vida Independente com capacidade para mais 20 utentes.
O Symbiosis resultou das opções da Fundação entre formas modernas, prestigiantes e operativas para resolver o problema do envelhecimento em Portugal ao consolidar um projeto que valoriza o imaginário, o simbólico e as utopias residenciais sociais e individuais dos seus utilizadores, promovendo a mudança de padrão cultural que caracteriza atualmente a área sénior em Portugal.
O Symbiosis funciona para a manutenção da saúde e prevenção da doença; para a promoção do bem-estar e da autoestima e para o combate ao sedentarismo e à inatividade. Promove a ocupação Positiva do Tempo Livre aliada à aquisição de hábitos de lazer enquanto desenvolve a comunicação e as capacidades criativas dos seus utilizadores consubstanciada em valores e atitudes de autonomia e participação.
Valorizando a interdependência e a individualidade, estas Soluções de Vida Sénior, com espaços e serviços de utilização comum, têm um carácter residencial temporário ou permanente, proporcionando privacidade total aos seus utentes e reconhecendo as características próprias e únicas de cada pessoa através de um exigente Plano Individual de Cuidados elaborado pela nossa equipa multidisciplinar em conjunto com a família, pessoas significativas e o próprio residente.
Todas as soluções de vida sénior do Symbiosis envolvem a família dos residentes bem como o seu relacionamento com a comunidade exterior.
O Symbiosis oferece uma melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das suas famílias, assegurando a satisfação de todas as necessidades enquanto se prestam cuidados de ordem física e apoio bio-psico-social altamente diferenciados, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e felicidade.
O edificado dispõe de espaços amplos e modernos, globalmente adaptados às necessidades das diferentes etapas do processo de envelhecimento e o modelo de funcionamento adequa todos os seus serviços às necessidades dos seus utentes, enquanto seres individuais, numa perspetiva humanista, promovendo sempre o respeito, a liberdade, a vontade e a felicidade pela pessoa cuidada.
Pela sua localização geográfica, encontra-se inserido na encosta de um vale, beneficiando de uma paisagem natural verdejante, rodeada de árvores e natureza.
O Symbiosis dispõe de uma equipa multidisciplinar, com sociólogo, psicólogo e técnico de motricidade e animação sociocultural e equipa de cuidadores profissionais formada especificamente para o projeto, a qual garante o bem-estar de todos os seus utentes, através da sua integração social, da promoção das suas relações interpessoais e/ou familiares e do fomento de um envelhecimento ativo, saudável e feliz.
Todas as três soluções de vida sénior do Symbiosis (Estrutura residencial, Serviço de Apoio Domiciliário Avançado (SADA) e as Casa de Vida Independente (CVA) terão serviços especializados nas diferentes áreas:
-
DA SAÚDE – Na promoção de práticas que reduzam, adiem e previnam o aparecimento e controlem o agravamento e o impacto das doenças crónicas ou outras, sempre com apoio médico e de enfermagem.
-
DA SOCIALIZAÇÃO – Através do lazer, cultura, educação ao longo da vida, participação em ambientes e atividades sociais que potenciem a integração e a participação na sociedade e nos processos de decisão que afetam a vida da pessoa.
-
DA SEGURANÇA – Com um Modelo de Cuidados que promove a segurança física e emocional, fazendo a prevenção do risco de queda, por exemplo e também um acompanhamento psicológico que apoie na aceitação do natural processo de envelhecimento.
-
DOS SERVIÇOS BÁSICOS DE APOIO À VIDA DIÁRIA– Com uma alimentação diferenciada e adaptada a cada utente; cuidados de higiene e conforto personalizados, consentidos e seguros; lavandaria e rouparia, higiene da habitação no caso do SADA e das CVA.
-
DA COMUNICAÇÃO – Com a família, com as instituições locais, com os amigos e pessoas de referência, com a comunidade, através de meios teletemáticos, reagrupamentos e visitas.
-
DAS TECNOLOGIAS – Com recurso ao uso de tecnologias da comunicação, da saúde, da socialização, da segurança e dos serviços básicos de apoio à vida.
O nosso Modelo Ético e de Funcionamento é ancorado em 3 princípios fundamentais:
-
a dignidade da pessoa humana,
-
a preservação da sua autonomia,
-
o direito à participação e desenvolvimento vital até ao fim da vida.
E assenta nos princípios da gerontologia moderna adaptados aos princípios ontológicos da Filosofia de Cuidados em Humanitude, sendo uma referência ética e universal dos direitos humanos como sejam:
-
a proteção da vida,
-
o respeito pela autonomia,
-
a liberdade.
Cada utente ao nosso cuidado é um ser individual, com particularidades humanas únicas e características identitárias, necessidades, hábitos, preferências e desejos que lhe conferem uma singularidade que será sempre respeitada.
O nosso modelo de cuidados assenta em cinco princípios fundamentais:
-
Zero cuidados em força – Os cuidados deverão ser compreendidos e aceites pela pessoa, tanto quanto possível, envolvida na sua realização de modo a promover a sua autonomia e sentimento de utilidade.
-
Respeito pela singularidade e intimidade – O dever de respeitar as particularidades, hábitos, gostos e preferências da pessoa preservando a sua privacidade que nunca deverá ser violada.
-
Viver de pé – Promoção da verticalidade (pilar identitário do Modelo de Cuidados em Humanitude) até ao final da vida da pessoa, tanto quanto possível, se não houver contraindicação clínica.
-
Abertura da estrutura para o exterior – Interação com a comunidade, família e pessoas significativas.
-
Lugar de vida e de vontades – Onde cada pessoa possa desejar viver (Gineste & Pellissier,2008).
Assim, o Symbiosis e a atuação dos seus profissionais na prática cuidativa é feita através de uma visão humanista e ética, inspirada pelo Metodologia de Cuidados em Humanitude, através de ferramentas e formas concretas de colocar em prática os princípios fundamentais:
Respeito pelo domicílio, quarto e espaço da pessoa.
-
Anunciar-se sempre antes de entrar, evitando abordagens surpresa para não surpreender o residente.
-
Negociação dos cuidados – Em conformidade com o princípio “zero cuidados em força” pedindo autorização à pessoa para a sua realização.
-
Respeito pelo sono – Os cuidados devem ser organizados de forma a adaptarem-se às necessidades da pessoa, evitando acordá-la.
-
Utilização de técnicas adequadas para evitar o risco de lesões músculo-esqueléticas tanto na pessoa cuidada como no cuidador.
-
Contenções só medicamente justificadas e formalizadas.
-
Não abandono de cuidados – O cuidador não abandona nunca o cuidado. Deve fornecer informação ao utente e tentar negocia-lo, solicitando, por exemplo, para o realizar num outro momento ou com outro cuidador com quem se sinta mais à vontade se estiver a rejeitá-lo.
Privilegiamos o foco na interação entre as pessoas e por esse motivo advogamos três pilares relacionais fundamentais na relação de cuidado:
-
o olhar
-
a palavra
-
o toque
O nosso fim último é a QUALIDADE DE VIDA da pessoa que cuidamos, com um nível ótimo de funcionamento físico, mental, social e de desempenho, incluindo as relações sociais, perceções da saúde, bom nível de condição física e satisfação com a vida e bem-estar. (Bowling, 1995)
Morada: Alameda do Espírito Santo, n.º 3-A, 2640-715 S. Miguel de Alcainça (Mafra)
Telefone: 261 064 600
Email: symbiosis@fvrm.pt