ÁREAS DE INTERVENÇÃO E RESPOSTAS SOCIAIS

Sediada em Lisboa, a Fundação Vítor Reis Morais detém equipamentos a nível nacional, nomeadamente, em Faro, Leiria, Mafra e Lisboa.
Atua ao nível da ação social nas áreas da primeira infância, infância e juventude em perigo, adultos em situação de risco ou de vulnerabilidade e exclusão social e famílias em situação vulnerável, tendo sempre como principal preocupação a prestação de cuidados e apoio solidário aos mais desfavorecidos socialmente. Desenvolve também soluções de vida sénior através de estrutura residencial, casas de vida independente e serviço de apoio domiciliário.

FARO
Centro Infantil “Estrela do Mar” (creche e pré-escolar)
 

Este equipamento destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 12 meses e os 5 anos e tem capacidade para 36 crianças distribuídas pelas respostas sociais de creche e pré-escolar. Conta com um grupo de profissionais experientes e empenhados que exerce as suas funções em prol do bem-estar da criança.

Saber Mais

Creche “Malta Pequena” (Creche)
 


Está em funcionamento desde setembro de 2011.
Este equipamento destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 04 meses e os 3 anos.
Tem capacidade para 60 crianças distribuídas pelas várias salas de creche e 1 berçário. 
A Creche Malta Pequena conta com 12 profissionais experientes e empenhados nas suas funções, nunca esquecendo que cada criança tem um ritmo próprio, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento harmonioso e equilibrado de todas as crianças.

Saber Mais
Centro Comunitário – Horta da Areia
 

O Centro Comunitário Horta da Areia é uma estrutura polivalente de vocação social global, onde se desenvolvem diversos serviços e atividades complementares, com vista à promoção e integração social dos indivíduos e das famílias, estimulando a sua participação e fomentando o voluntariado.

Saber Mais
LEIRIA
Internato Masculino de Leiria – Lar de Infância e Juventude 
 

O Colégio D. Dinis - Internato Masculino de Leiria é uma Casa de Acolhimento Residencial com capacidade para acolher 25 crianças e jovens do género masculino com idades entre os 12 e os 18 anos sobre os quais recaiu a aplicação de uma medida de promoção e proteção.

Saber Mais
LISBOA
Apartamento de Autonomização "Passos em Volta" 
 

Em funcionamento desde dezembro de 2013, destina-se ao acolhimento de 5 jovens do sexo feminino, a partir dos 16 anos, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências funcionais, sociais e educacionais, promotoras de uma cidadania ativa e responsável, bem como a plena inserção na vida ativa.

Saber Mais
CAES - Centro Alojamento Emergência Social (de adultos) 
 

O Centro de Alojamento de Emergência Social “Ponto de Luz” dispõe de 25 vagas e iniciou a sua atividade/intervenção em janeiro de 2014. Tem como principal objetivo o alojamento no âmbito da emergência social, através da Linha Nacional de Emergência Social (144) ou dos Serviços Locais do Instituto de Segurança Social IP de pessoas em situação de perigo que necessitam de uma resposta imediata. 

Saber Mais
CATE - Casa da Luz - Centro Acolhimento Temporário de Emergência
 

Em funcionamento desde maio de 2004, o Centro de Acolhimento Temporário e Emergência "Casa da Luz", resposta única a nível nacional, com capacidade para 30 crianças e jovens, tem como missão o acolhimento em situação de emergência, de todas as crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos

Saber Mais
LAC – Lar Adolfo Coelho – Lar Acolhimento de Crianças e Jovens 
 

Em funcionamento desde 2005 e com 30 utentes em permanência, destina-se ao acolhimento de jovens do sexo feminino, a partir dos 12 anos, com prevalência de jovens gestantes ou acompanhadas dos seus filhos, que por impossibilidade de reintegração familiar, se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, necessitam de um acolhimento residencial especializado. 

Saber Mais
LEEM - Lar Especializado Entre Mundos 
 

Com 12 utentes em permanência (setembro de 2014), o LEEM promove um acolhimento terapêutico e reparador, para jovens do sexo feminino, cuja perturbação grave no desenvolvimento e na estruturação da sua personalidade são fatores impedidores do seu saudável desenvolvimento. Visa apoiar estas jovens no desenvolvimento de competências biopsicossociais promotoras da sua reintegração social, escolar ou formativa e laboral. 

Saber Mais
MAFRA
Symbiosis – Soluções de Vida Sénior
 

O Symbiosis é um complexo simbiótico de Soluções de Vida Sénior, sendo constituído pelo edifício central da Estrutura Residencial com capacidade para 36 utentes, abrindo em breve à comunidade, um Serviço de Apoio Domiciliário Avançado para 40 utentes e um conjunto de Casas de Vida Independente com capacidade para mais 20 utentes. 

Saber Mais
FAMILIA E COMUNIDADE
Casa Abrigo “Santo António“
 

A Casa de Abrigo é uma unidade residencial que tem como objetivo primordial acolher temporariamente mulheres vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de filhos/as menores ou maiores com deficiência na sua dependência, constituindo uma resposta temporária de suporte que assegure às mulheres e aos seus filhos/as um novo modelo relacional não violento e que permita a construção de um projeto de vida adequado às suas necessidades individuais e familiares.

Saber Mais