CAES - Centro Alojamento Emergência Social (de adultos) 

Trata-se de um Centro de Alojamento, para adultos, em situação de emergência social, com capacidade para 25 utentes. 


O Centro de Alojamento de Emergência Social “Ponto de Luz” dispõe de 25 vagas e iniciou a sua atividade/intervenção em janeiro de 2014. Tem como principal objetivo o alojamento no âmbito da emergência social, através da Linha Nacional de Emergência Social (144) ou dos Serviços Locais do Instituto de Segurança Social IP de pessoas em situação de perigo que necessitam de uma resposta imediata. O Ponto de Luz é uma resposta social que proporciona o alojamento imediato, assegurando a acessibilidade a um posterior encaminhamento/acompanhamento social, numa perspetiva de inserção e autonomia, em articulação com as Equipas do Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa.


Este projeto surgiu da necessidade de resposta ao aumento de situações de vulnerabilidade/emergência social vivenciadas por indivíduos ou famílias que necessitam de um local de permanência temporária, onde serão apoiados na definição de estratégias de mudança.


Procurar-se o desenvolvimento de uma intervenção em rede com os serviços da Segurança Social, de modo a ser definido, em tempo útil, o encaminhamento mais adequado para o indivíduo ou agregado familiar, tendo em conta as suas características e necessidades.


Esta resposta social tem como destinatários todos os cidadãos que se encontrem em situação de vulnerabilidade e perigo e que necessitem de acolhimento de emergência. É dada prioridade ao alojamento de idosos em situação de abandono, de pessoas vítimas de violência doméstica e pessoas em situação de sem-abrigo.


Contactos
Telefone – 217161614
Email – pontodeluz@fvrm.pt
Morada – Largo da Luz, nº6, 1600-498 Lisboa.